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Membro da equipe de Formação Continuada De ciências e matemática da Rede Municípal de Itabuna.

Formação Continuada de Itabuna

“A educação é permanente não porque certa linha ideológica ou certa posição política ou certo interesse econômico o exijam. A educação é permanente na razão, de um lado, da finitude do ser humano, de outro, da consciência que ele tem de finitude. Mas ainda, pelo falto de, ao longo da história, ter incorporado à sua natureza não apenas saber que vivia, mas saber que sabia e, assim, saber que podia saber mais. A educação e a formação permanente se fundam aí.”
FREIRE, 1997


Membros da Equipe

Ana Cristina de Oliveira Guimarães
Assessoria de Formação Continuada

Dalvani Oliveira Menezes
Técnica-Pedagógica

Formadores
Ana Teresa Damiani Nunes
Antonia Maria Alcantara Brito
Ayala de Sousa Araújo
Dora Mônica Alves Araújo
Flávia Santos de Menezes
Francismares Silva Santos
Gidevalda dos Santos Cardoso
Jeane Arruda Pinto Almeida
Maria D’ajuda Lima do Carmo
Marli Pereira Silva
Marluci C. Del Pomo Pereira
Nayara Muniz de Freitas
Silvana Carvalho de Almeida
Soraia Pinto de Souza
Thays Santos Costa
Ticiane Silveira Neto
Urânia Maria Oliveira
Jonas Boamorte
Odilon Pinto

Apresentação



Atualmente, a (re) significação da atuação profissional docente, em qualquer área, é uma necessidade. Seja pelas mudanças de paradigmas, pelo avanço tecnológico, pelas novas descobertas científicas ou pela evolução dos meios de comunicação. Não se permite mais que o profissional em Educação pense que, ao terminar sua formação acadêmica, estará acabado e pronto para atuar na sua profissão.

Partindo desta premissa e com base nos pressupostos legais, a Secretaria da Educação do Município de Itabuna cumpre com seu compromisso com a Formação Permanente de seus professores, quando institui e mantém o Grupo de Formação Continuada.

“A formação terá como base uma reflexão dos sujeitos sobre sua prática docente, de modo a permitir que examinem suas teorias implícitas, seus esquemas de funcionamento, suas atitudes etc., realizando um processo constante de auto-avaliação que oriente seu trabalho. A orientação para esse processo de reflexão exige uma proposta crítica da intervenção educativa, uma análise da prática do ponto de vista dos pressupostos ideológicos e comportamentais subjacentes.” (2001 p.48-49).- Imbernón


Caracterização



O Grupo de Formação é parte integrante da Assessoria de Formação Continuada, do DEB – Departamento de Educação Básica/Secretaria de Educação de Itabuna. O Grupo é composto por 17 formadores, em efetivo exercício, profissionais da Rede Municipal de Educação de Itabuna, com formação acadêmica em Licenciatura e Especialistas na Área de Educação. De acordo com Silva e Araujo (2009),

“A formação continuada de professores, deve incentivar a apropriação dos saberes pelos professores, rumo à autonomia, e levar a uma prática crítico-reflexiva, abrangendo a vida cotidiana da escola e os saberes derivados da experiência docente”.

Nesse sentido, compreende-se que a formação continuada, oferecida pelo Grupo de Formação não pode ser concebida de maneira descontextualizada, por isso é necessário ressaltar que grande parte das atividades desenvolvidas no decorrer do ano partiram das reais necessidades de cada segmento, explicitadas pelos profissionais da Rede (Professores e Coordenadores) através de enquetes, sugestões e avaliações vivenciadas no contexto das formações anteriores, bem como na escuta nos coletivos das escolas no início deste ano letivo, nas visitas às Unidades Escolares, em reuniões nucleadas com Coordenadores Pedagógicos, nas visitas do Projeto Conte Comigo, bem como nas avaliações realizadas entre o próprio Grupo de Formação após cada atividade desenvolvida, e na parceria com as assessorias do Ensino Fundamental Anos iniciais, Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos.

Dentro das concepções existentes na Rede – Ciclos de Formação Humana, Ciclos de Aprendizagem e Educação do Campo – a importância da Formação Continuada aumenta de forma bastante considerável. Não só por que se faz necessária a atualização do conhecimento no sentido das reais necessidades de análises das mudanças que permeiam nossa prática, como também pela própria constituição dos Ciclos, enquanto preocupação com a essência do desenvolvimento humano de cada sujeito envolvido no processo educativo.
O conhecimento pedagógico é construído e ampliado ao longo do tempo pelos profissionais da educação, durante sua vida profissional, como resultado das relações entre teoria e prática. É nesse movimento contínuo que se dá a construção dos saberes, dentro da dinâmica oportunizada pelos diálogos e discussões possíveis nos encontros ocorridos.
O trabalho pedagógico do Grupo de Formação Continuada está alicerçado, principalmente na construção, estruturação e execução dos encontros de Formação Continuada em Serviço, sendo sistematizado através dos encontros de planejamento, visitas de acompanhamento às Unidades Escolares, de formação do coordenador e professor, da auto-formação do formador e da avaliação dos trabalhos realizados. Gadotti (2005), considera que:

“A Formação Continuada do professor deve ser concebida como reflexão, pesquisa, ação, descoberta, organização, fundamentação, revisão e construção teórica e não como mera aprendizagem de novas técnicas, atualização em novas receitas pedagógicas ou aprendizagem das últimas inovações tecnológicas.”

É importante salientar que o eixo central da Formação Continuada constitui-se na formação político-prática dos profissionais de educação, possibilitando um avanço significativo na qualidade da prática pedagógica e uma autonomia que garanta crescimento horizontal e vertical na construção de sua identidade profissional.
Para tanto, o desenvolvimento do trabalho de formação continuada requer muito estudo, dedicação e um perfil adequado de atuação. Compreende-se formação continuada como um dos recursos de atualização de um profissional que trabalha com informações que estão a todo tempo em mudança, e que, a partir das mesmas poderá ser um agente de mudanças numa realidade de transformações. Assim, é necessário que haja um espaço aberto a discussões e estudos que fundamentem sua prática, e atualizem seus conhecimentos. O professor formador é uma peça fundamental no processo já que o mesmo é o articulador dessas novas informações e das discussões fomentadas durante momentos de estudos.

Para que esse processo ocorra com sucesso, o profissional acima citado precisa ser pesquisador dos fundamentos teórico práticos da educação, cabendo a ele atualizações constantes das referências bibliográficas oferecidas, como também a participação em cursos, congressos, conferências, grupos de estudo, enfim atividades que o permita interagir de forma significativa no processo educativo.